Alba promove audiência para debater renovação da concessão da Coelba nesta terça-feira (19)
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) promove, nestea terça-feira (19) uma audiência pública para debater sobre a renovação da concessão da Coelba, empresa do grupo Espanhol Neoenergia, na Bahia. A sessão ocorrerá na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT).
Na audiência serão ouvidos a representação da Neoenergia e a sociedade civil sobre os serviços prestados pela companhia. Será produzido ainda um relatório, o qual será encaminhado à agência reguladora com o diagnóstico e balanço sobre os problemas e as ações do setor elétrico para o desenvolvimento no estado.
A renovação da concessão da Neoenergia Coelba será encerrada em 2027. No primeiro semestre de 2024, a distribuidora anunciou um plano para aportar mais de R$ 13 bilhões em recursos para a realização de obras de expansão do sistema elétrico da Bahia.
Em entrevista à imprensa no início de novembro, o governador Jerônimo Rodrigues comentou sobre a possibilidade de não renovar a concessão da Coelba.
Para jornalistas, o chefe do Palácio de Ondina alegou que, em algumas regiões do estado, é possível encontrar a falta de energia e que, no momento, “não consegue fazer a pontuação de garantia de energia”.