Em tarde de Diego Costa, Botafogo atropela Bahia e pode aumentar vantagem na liderança
Depois de dois empates consecutivos, o Botafogo reencontrou o caminho das vitórias neste domingo (27), contra o Bahia, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O triunfo por 3 a 0 contou com ótima participação do centroavante Diego Costa, que marcou seus dois primeiros gols com a camisa do clube. Luís Henrique fechou o placar e fez a festa da torcida que lotou o Nilton Santos.
Agora, o Botafogo torce por bom resultado do Vasco contra o Palmeiras, no Allianz Parque, às 18h30, para aumentar ainda mais a vantagem de 11 pontos na liderança do Brasileirão.
Já o Bahia torce pelo contrário: em caso de vitória do Vasco, o Tricolor estaria ainda mais próximo de entrar na zona de rebaixamento.
O triunfo manteve o Glorioso com 100% de aproveitamento em casa, alcançando os 51 pontos na tabela. O Bahia, por sua vez, segue com 21 pontos.
Próximos jogos
O Botafogo volta a campo na quarta-feira (30). Após o empate em 1 a 1 no Nilton Santos, o Glorioso visita o Defensa y Justicia-ARG, em Buenos Aires, por uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana.
Pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro volta a atuar no sábado, dia 2 de setembro, e recebe o Flamengo no Nilton Santos. O Bahia encara o Vasco, no domingo (3), na Arena Fonte Nova.
Como foi o jogo
A bola mal rolou no Nilton Santos e o Botafogo abriu o placar. A jogada foi construída por Eduardo e Victor Sá, que deixou o atacante cara a cara com Marcos Felipe com um passe de primeira. A finalização do camisa 19 ainda desviou no goleiro do Bahia antes de ir para a rede, aos três minutos.
A vantagem no placar não garantiu o controle de jogo ao time de Bruno Lage. Aproveitando os espaços no meio de campo alvinegro, o Bahia chegou com perigo e finalizou mais do que os mandantes na primeira etapa. Foram 10 chutes antes do intervalo, contra quatro do Botafogo.
A melhor chance foi aos 18, em lançamento de Ratão para Ademir, que ganhou na velocidade de Cuesta e Hugo, ficando frente a frente com Lucas Perri. O goleiro salvou o Botafogo e evitou o empate.
Ataque e contra-ataque
Cauly, Ratão e Mingotti também tiveram boas oportunidades, mas o Bahia não tirou o zero do placar.
Por outro lado, o Botafogo passou a ter o contra-ataque à disposição, mas errou na tomada decisão. Em uma das poucas vezes que conseguiu concluir, Segovinha, por pouco, não marcou seu primeiro gol.
Aos 28, o camisa 10 foi lançado por Gabriel Pires e tabelou com Diego Costa. Ao invadir a área, tirou a marcação de dois defensores e chutou forte. Foi a grande defesa de Marcos Felipe antes do intervalo.
Segundo tempo
Botafogo e Bahia voltaram do vestiário sem mudanças e o cenário se repetiu. Iniciando em alta intensidade, Gabriel Pires aproveitou o erro na saída de bola rival para cruzar na medida para Diego Costa. Aos seis minutos, o camisa 19 cabeceou para ampliar a vantagem, encaminhando a vitória.
O gol no início fez com que os técnicos Renato Paiva e Bruno Lage fizessem logo substituições. O Bahia buscou uma reação com Vitor Jacaré e Biel. A resposta do Botafogo veio com as entradas de Janderson – no lugar do ovacionado Diego Costa -, Luis Henrique e do estreante Mateo Ponte.
Luis Henrique completa a festa!
A partir do 2 a 0, a partida ficou à feição do Botafogo, que esteve sempre mais perto de marcar o terceiro do que sofrer o primeiro do Bahia. Aos 23, Janderson teve a chance de ampliar após passe de Eduardo, mas acertou a trave de Marcos Felipe. Os espaços continuaram aparecendo para o Glorioso.
Aos 30, foi a vez de Hugo deixar Luis Henrique em condições de marcar em passe que cruzou toda a intermediária. O atacante, com tranquilidade, driblou o goleiro do Bahia em completou a festa: 3 a 0!
Com Lucas Perri defendendo os chutes de Gilberto e Everaldo nos últimos minutos, o jogo se encaminhou para o fim com gritos de “olé” e “seremos campeões” nas arquibancadas alvinegras.
Botafogo 3 x 0 Bahia
Botafogo: Lucas Perri; JP (Mateo Ponte), Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Danilo Barbosa) e Eduardo; Victor Sá (Luis Henrique), Segovinha (Diego Hernández) e Diego Costa (Janderson). Técnico: Bruno Lage.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Candido; Rezende, Thaciano (Yago Felipe) e Cauly (Léo Cittadini); Ademir (Everaldo), Rafael Ratão (Biel) e Mingotti (Vitr Jacaré)- Técnico: Renato Paiva.
Gols: Diego Costa (3’/1ºT e 6’/2ºT) e Luis Henrique (30’/2ºT), do Botafogo
Cartão amarelo: Diego Costa e Janderson (BOT); Mingotti, Cauly e Yago Felipe (BAH)
Renda e público: 35.556 pagantes / 39.610 presentes / R$ 1.322.700,00
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 27 de agosto de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Fonte: cnn